queimação nos pés

A queimação nos pés é uma sensação dolorosa que costuma acontecer devido à lesão nos nervos das pernas e pés, geralmente, devido à situações como neuropatia diabética, alcoolismo, deficiências nutricionais, infecções ou lesões que afetam a coluna ou os trajetos dos nervos, por exemplo.

Entretanto, muitas pessoas podem ter uma sensação de queimação ou calor nos pés por diversos outros motivos, desde alterações na circulação do sangue, uso excessivo dos pés, principalmente com calçados inadequados, mudanças hormonais, lesões na pele ou devido a lesões nos ligamentos e músculos da região, como ocorre na fascite plantar, por exemplo. Entenda como a fascite plantar pode causar dor na sola do pés.

Devido a estas diversas causas, quando a sensação de queimação nos pés surge, é necessário consultar-se com o clínico geral ou médico de família para que as primeiras avaliações sejam feitas e, assim, as alterações sejam identificadas. Para aliviar esta sensação, é necessário fazer o tratamento indicado pelo médico, de acordo com sua causa, que pode incluir o controle da glicemia no diabetes, usar sapatos confortáveis ou adaptados e realizar exercícios indicados pelo fisioterapeuta.

pés queimando

O que pode ser a queimação nos pés e como aliviar

A principais causas de queimação nos pés são:

Neuropatia periférica: é a danificação das fibras nervosas das pernas e pés, que costuma surgir em pessoas com diabetes mellitus descontrolado, também conhecido como pé diabético, ou devido ao alcoolismo crônico, deficiências nutricionais como falta de vitamina B12, certas doenças neurológicas, tumores ou intoxicação por alguns medicamentos e metais pesados, por exemplo.

Fascite plantar: é uma inflamação da fáscia, um tecido fibroso localizado na sola do pé e que se estende do calcanhar até os dedos, e provoca sintomas como dor na sola do pé, sensação de queimação e desconforto ao caminhar e ao correr;

Alterações circulatórias: a insuficiência venosa ou arterial, conhecidas como má circulação, fazem com que o sangue não consiga circular adequadamente nos membros inferiores, o que provoca surgimento de varizes, inchaço nas pernas e sensação de queimação, dor ou peso, a depender do local e vaso sanguíneo afetado;

Alterações nos pés: os pés podem ser sobrecarregados em situações como exercícios intensos, uso de calçados inadequados ou por alterações nos ossos e músculos, como pé plano ou alterações na pisada, por exemplo, o que pode provocar dor e queimação, principalmente ao fim do dia;

Infecções: certas infecções por bactérias ou vírus podem causar inflamação nos nervos periféricos do corpo, o que provoca dor, formigamento e queimação na região afetada. Alguns exemplos deste tipo de alteração incluem infecções por herpes, herpes-zóster, mononucleose, citomegalovírus, HIV ou síndrome de Guillain-Barré, por exemplo;

Além disso, outras alterações no organismo também podem contribuir para o surgimento da queimação nos pés, como lesões de pele causadas por dermatites, alergias ou infecções por fungos ou, até mesmo, situações como alterações hormonais durante o ciclo menstrual e outros problemas endócrinos que provocam aumento na temperatura corporal, por exemplo.

quentura nos pés

Como tratar
Para aliviar a queimação nos pés é necessário realizar o tratamento de acordo com a sua causa, indicado pelo médico. Algumas opções incluem o controle da glicemia, evitando o seu descontrole, com uso de insulina e outros medicamentos antidiabéticos, no caso do diabetes mellitus.

Em alguns casos de neuropatia periférica, também pode ser indicado o uso de remédios, como Amitriptilina, Gabapentica ou Carbamazepina, por exemplo, sendo necessário um acompanhamento com o neurologista para orientação de doses, exercícios, fisioterapia, perda de peso e adoção de hábitos de vida saudáveis, que ajudam na regeneração dos nervos e melhoria dos sintomas.

Repousar os pés, mantendo as pernas elevadas ou uso de meias elásticas podem ser boas alternativas para quem sofre de má circulação nas veias. Quando as artérias são afetadas, está indicado o uso de remédios, como AAS. É necessário o seguimento com o angiologista, pois em alguns casos pode ser necessária a realização de cirurgia. Confira também como complementar o tratamento com remédios caseiros para melhorar a circulação.

Já nos casos de alterações nos pés ou na forma de pisar pode ser indicada a correção do tipo de calçado ou uso de palmilhas, que podem ajudar a reduzir a sobrecarga aos músculos e ossos da região. A realização de fisioterapia também é recomendada, principalmente como forma de aliviar deformidades e corrigir a postura.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *